Seguidores

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Para que Melhorar?





Gostei deste texto e dividi ele com minha equipe de trabalho, e consequentemente com todos meus amigos que aqui me visitam.
Sinta-se a vontade para ler ........

Tenho percebido recentemente que muita gente não conhece verdadeiramente o significado intrínseco da palavra melhorar.

Pense, por um momento, o que é melhoria para você? É muito fácil confundirmos o real sentido dessa palavrinha ao aplicá-la.
O que acontece é que somos constantemente induzidos a ambicionar sempre mais. O melhor emprego é o que paga o maior salário. O melhor carro é que corre mais. A melhor casa é a mais bonita, a mais cara. O melhor celular é o que tem mais funções. No entanto isso não é verdade.

A consequência desta interpretação tortuosa é que passamos a viver insatisfeitos com o que temos ou então vivemos ansiosos, numa luta constante por status. O dinheiro passa a ser colocado em primeiro lugar e o bom nunca é o suficiente. Os desejos estão sempre relacionados a ter mais.

Ter ambição não é pecado, mas será que estamos desejando a coisa certa? Existem pessoas que desejam o dinheiro de maneira tão exacerbada que, sem perceberem, acabam tornando-se os “defuntos mais ricos do cemitério”.

Muitas vezes, desejar menos também pode ser um progresso. Para que desejar um celular de 200 funções se você só vai usar 50? Se você não suporta viajar, compensa ser piloto de avião? É preciso aprender engenharia se você quer ser médico? Será que é necessário ter um carro que faz 200 km por hora se você não vai dirigir a mais de 110? Eliminar o desnecessário é necessário.

A verdadeira melhoria é a que acontece de dentro para fora, onde o valor está no SER e não no TER. Conforme o autor de ‘O Pequeno Príncipe’ descreve em seu opúsculo, “é preciso ver com o coração. O essencial é invisível aos olhos”. Quando paramos de buscar a felicidade nos bens materiais e conseguimos enxergar sob essa ótica a superfluidade deixa de ter sentido em nossas vidas. Portanto melhorar é preciso!

Julio C. G. Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...