Seguidores

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Surpresa dos 40 anos

Por um golpe do acaso, reencontrei minha agenda de estudante da 8ª série. Estava dentro de caixa  com alguns documentos que minha mãe me mandou junto na mudança.

Cometi o erro de abri-la. Não se mexe em arquivos impunemente. Não dá para passar os olhos e deixar por isso mesmo. Somos absorvidos, tragados pela curiosidade da comparação. Os cinco minutinhos destinados ao assunto se transformam em dez horas. Nem notei o  dia migrar para a noite, seduzida pela  caligrafia desgovernada e antiga. Vários versos, riscos e declarações de amor para garotos da mesma idade que eu, relembrei com muito carinho todas as amiguinhas de colégio, assinatura da minha professora de história me desejando feliz aniversario em 16/05/1987.Até a letra da canção Não se Reprima" do Grupo Menudos ( rsrsrrs) sucesso na época.
O que me espantou é que havia uma cartinha presa com clipe nas costas do volume: Cinco coisas que desejo fazer antes dos 40 anos. 
(Em tempo, completei 40 anos em Maio deste ano 2013.)

Mas por que 40, e não 30? Juntei as pontas e identifiquei que era a idade mais ou menos de meus pais na época. 
Eu gargalhei quando li o que esperava de mim em 2013:

1)Ter meu 2º filho.
2)Minha casa própria.
3) Conhecer Europa.
4) ter minha empresa própria
5) Ser milionária.

Tive 100% de fracasso rsrsrsr . Não cumpri nenhuma das alternativas. Assinei o atestado de incompetência perante aquela adolescente disposta a ganhar o mundo. 
Mas me deu orgulho. Fiquei orgulhosa da decepção. Ri emocionada de minha invalidez estratégica, da minha nulidade profética. 
Foi um sinal de saúde. Quem cumpre objetivo é neurótico. 
É bobagem elaborar metas para atingir em determinada idade. Felicidade não se planeja, felicidade se descobre. 
Ingenuidade congelar lista de intenções como se a vida não nos transformasse dia a dia. 
O que vale alcançar objetivos como uma maratona turística? Para quê?

Nosso legado é o que falamos aos outros, não o que aparentamos ser. Todos os desejos terminam, no fundo, iguais porque não temos a coragem da simplicidade.

Amigos não admitem morrer sem visitar o Egito e Jerusalém, por exemplo. Eu não quero morrer sem visitar meu pai ou minha mãe. 
Ainda que eu tivesse apenas uma semana de vida não mudaria meu temperamento. Felicidade é improvisar, é estar disposto não sabendo o que vai acontecer.

Não troco em nada o inventário do que realizei nestas quatro décadas.

(X) Duas filhas
(X) casei novamente
(X) Vendedora de sucesso
(X) Avó
(X) Pago aluguel.


Não é mais verdadeiro?

A vida sempre simples para quem quer ser realmente FELIZ!
Bem EU...Gilmara Cordeiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...