Seguidores

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Minha Fortaleza...



Levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo
(2 Co 10.5b)


Como podes saber se verdadeiramente és forte, sem as comprovações usuais do dia a dia?

Já testastes a tua fortaleza na presença da angústia.

Não! pois faça isso. Nunca deixes a tua tristeza atingir os outros. Pelo menos, esforça-te para substituí-la pela alegria, através do trabalho.

Caso ainda não consigas, continua tentando.

Já te sentiste magoado, alguma vez?

Certamente que sim!...

Pois bem: quanto mais tempo permaneceres nesse estado, mais distante ficarás da liberdade, e menos possibilidade de te tornares livre.

Comprova a tua fortaleza, não permitindo que a ofensa te perturbe, que a maldade te escravize ao ofensor, que a calúnia te torture o coração, que as dificuldades te separem da alegria, e que o trabalho te seja uma provação.

Não fiques com as mãos nos bolsos, quando elas poderão aumentar a tua fortaleza.

Toda inquietação é oriunda da dúvida, e toda dúvida causa aflições.

Sê forte em Cristo, e trabalha muito dentro de ti, não para fugir da vida de fora, mas para te alegrares com todos os ambientes de Deus.

Podes testar o que és, todos os dias, para sentires o que precisas de ser no amanhã... E quando encontrares em ti alguma fraqueza, não queiras te disciplinar apontando defeitos alheios. Cada qual deve cuidar das próprias necessidades.

A fortaleza da Alma vem de dentro, é certo, mas se firma por fora. Engrandece-te no íntimo, mostrando essa grandeza no exterior.

Não deves esmorecer-te, porque não atingiste o equilíbrio das tuas emoções. Continua educando-te, em todos os momentos possíveis, que Espíritos, de comprovada elevação espiritual, estão ajudando, a todos, a vencerem os conflitos que nascem e que entram em nós.

Quem pára, morre, e quem morre está parado em se comparando com o esticado processo evolutivo das Almas.

Convido a todos a observarem que não estou exigindo esforços impossíveis de ninguém, nem vivendo somente de teorias. Somos todos também carentes do que falamos. É somente um convite simples a todos os companheiros de jornada, para darmos as mãos em nome de Jesus e tentarmos, com todas as nossas forças, viver os conceitos do Mestre.


Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças; porque no Seol, para onde tu vais, não há obra, nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.
Eclesiastes 9:10

***************

Um fortaleza é um lugar com defesas que resistem a influências exteriores. Para vencer fortalezas, não bastam armas simples. Por isso, as primeiras civilizações já usavam a prática de fortificar suas cidades. A cidade de Jericó, por exemplo considerada a mais antiga do mundo, possuía muros com cerca de cinco metros de largura, que dificilmente seriam atravessados pelo inimigo. Nas guerras, a estratégia nem sempre era derrubar os muros de uma cidade fortificada, mais infiltrar-se e dominá-la. os versículos de hoje falam em fortalezas que só podem ser destruídas por armas espirituais. Aqui, fortaleza é uma área na qual somos mantidos escravizados por causa da nossa forma de pensar. Paulo adverte oscoríntios a destruir essas fortalezas, que se manifestam em pensamentos impróprios, cheios de dúvidas e pretensões. Eles precisavam libertar-se das amarras que se estabeleciam em suas mentes, pois seu pensamento devia ser obediente a Cristo. E, para vencer essas cidades fortificadas, não podiam lutar seguindo padrões humanos, masusando armas espirituais. Como os cor´ntios, todos temos cidades fortificadas em nossa mente. Preconceito, autopiedade, ansiedade, inveja, mente confusa, cheia de dúvidas, viciada em reclamação, falta de autocontrole, excesso de culpa. Todas essas situações são exemplos de fortalezas na mente. Porém, pela obediência a Cristo esses muros podem ir abaixo, como foram os de Jericó. E obedecer é lançar mão das armas espirituais que temos para vencer o inimigo. Que armas são essas? Se, por exemplo, a sua cidade fortificada lhe diz que deve voltar às práticas passadas, você a ataca respondendo que é nova criatura em Cristo e as coisas antigas já passaram, pois surgiram coisas novas (2Co 5.17). Se for ansiedade, ataque-a com Filipenses 4.6 -

A Palavra é nossa arma contra as fortalezas da mente!!

Gilmara Cordeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...